domingo, 23 de abril de 2017

Provincia do Kuando-Kubango

Kuando-Kubango é uma província de Angola, situada no sudoeste do país. É limitada a norte pelas províncias do Bié e Moxico, a leste pela República da Zâmbia, a sul pela República da Namíbia e a oeste pelas províncias do Cunene e Huíla.

A capital da província é a cidade de Menongue. Tem cerca de 664 mil habitantes e ocupa uma superfície de 199 335 km². É constituída pelos municípios de Calai, Cuangar, Cuchi, Cuito Cuanavale, Dirico, Mavinga, Menongue, Nancova e Rivungo. Esta zona de Angola era conhecida por «Terra do Fim do Mundo» por causa do aparente abandono da parte do poder central angolano, mas actualmente por «Terras do Progresso», devido ao seu potencial económico virgem.

Esta região angolana tem uma grande diversidade de fauna, podendo aí encontrar-se a palanca, o elefante, o rinoceronte, o hipopótamo, o leão, a hiena, a onça, a pacaça, o javali, a avestruz e aves e répteis .

Esta zona de Angola era conhecida por «Terra do Fim do Mundo» por causa do aparente abandono da parte do poder central angolano, mas actualmente por «Terras do Progresso», devido ao seu potencial económico virgem.

A Província do Kuando Kubango possui condições edafo-climáticas para a pratica e o desenvolvimento da agricultura. Com aplicação de técnicas adequadas, e a atribuição de incentivos agrícolas, a actividade deste ramo poderá ganhar maior impacto na economia da Província.

As principais culturas exploradas são basicamente alimentares, tais como o milho, o massango, a massambala, o feijão, a mandioca, amendoim, a batata doce e as hortícolas. As condições são propícias para culturas indústrias tais como o café, e cana-de-açúcar. As actividades do sector incidem ainda sobre a pecuária, piscicultura e apicultura.
Ao Norte apresenta um clima tropical e ao sul semi-desértico, as preciptações médias anuais variam entre 1200 mm no norte e 600 mm no extremo sul. O clima é do tipo tropical proporcionando 2 estações com estepe na faixa meridional e o mesotérmico húmido de inverno seco na faixa setentrional. temperatura média anual de 25º C.

***
Parque estabelecido como reserva em 1966, com uma área de 8.400 Km² com flora e fauna diversificada e onde se destaca uma grande concentração de elefantes. Localizado perto das fronteiras com a Zâmbia e a Namíbia.
***
Estabelecido como reserva em 1966, tem 5.950 Km² de área e entre os animais existentes destacam-se o rinoceronte, leão, elefante, palanca preta vulgar, kaku, entre outros.
***
Tem uma superfície de 650 km quadrados e é limitada a Norte com a fronteira da República Democrática do Congo e com os rios Luali e Inhuca.
***

Sem comentários:

Enviar um comentário