domingo, 23 de abril de 2017

Provincia de Lunda Norte

Terra de mistério antigo, parece ter sido primitivamente habitada pelos pigmeus, hoje encontrados um pouco mais a norte, na região dos grandes lagos. Esses primitivos habitantes viriam a ser deslocados definitivamente pelas várias tribos bantu que na sua migração para sul ocupariam a totalidade do território de Angola.

A Lunda Norte é o resultado da divisão da então Província da Lunda, criada enquanto distrito, no final do séc. XIX, precisamente a 13 de Julho de 1895 pelo regime colonial português.

A criação do distrito da Lunda esteve estritamente ligada à questão dos diamantes, recurso este que superaria a cera e a borracha que inicialmente interessavam aos portugueses nas terras de Muatianvua. foi em Novembro do mesmo ano que os prospectores ligados à Forminiére descobriram 7 diamantes no ribeiro Musalala, afluente da margem direita do rio Chihumbue, próximo da cidade do Dundo.

A Lunda-Norte está limitada à norte e à Leste com a República Democrática do Congo, à oeste com a Província de Malange e a sul com a província da Lunda-Sul. Tem uma superfície de 103.760 Km2 e uma população estimada em 800 mil habitantes.

É constituída por nove municípios: Cambulo, Capenda-Camulemba, Caungula, Chitato, Cuango, Cuílo, Lubalo, Lucapa e Xá-Muteba. Os povos lunda-quiocos herdaram fabulosa riqueza etnográfica e a sua escola esculturica é das mais notáveis de toda a África. Estes povos construíram uma civilização ara além das fronteiras de Angola, conhecidos internacionalmente por Tchokwe.

A arte Tchokwe foi disseminada por coleccionares pelos cinco continentes e está presente nos maiores museus A província possui a altura relativa a nível do mar é de 1400m até 700m, sendo que 1000m no interior e de 800m nas fronteiras, em alguns locais como o nordeste da província (onde estão localizadas as nascentes dos rios Kuango e Kassai) a altitude pode alcançar até 1400m. Do nordeste para o sudeste a altitude pode diminuir até 700m.

Com um clima Tropical Húmido om uma temperatura média de 27ºC por ano e o regime de chuvas pode ser até torrencial. A média das chuvas é de 1.400 mm, sendo que a quantidade máxima é de 1.500 mm e a mínima de 1.200 mm.


***
Um dos maiores museus de Angola, com um rico acervo da cultura do país, está de momento encerrado e a espera de obras de restauração.
***
Os mais atraentes passeios junto à natureza podem ser feitos em veículo 4 x 4, que possibilitam o acesso às margens de rios, onde proliferam diversos tipos de aves, localidades ideais para o turismo de observação de pássaros. Em seu território vivem diversos tipos de animais, abrindo boas perspectivas de safáris fotográficos.
***
As edificações de valor histórico foram muito atingidas pelo período de guerra em Angola, porém agora passam por obras de restauração e podem ter suas belas formas arquitectónicas admiradas pelos visitantes.
***

Sem comentários:

Enviar um comentário