domingo, 23 de abril de 2017

Provincia de Lunda-Sul

Lunda-Sul é uma província de Angola. Sua capital é Saurimo situada na margem direita do rio Chihumbue, próximo da cidade do Dundo. Um dos maiores acontecimentos históricos ocorridos foi a guerra entre os três irmãos Txinguiri, Txinhama e a irmã, a rainha Lueji, por esta ter casado com Txipinda Ilunga, um caçador de etnia inferior, quebrando assim a lei do império.

Outro acontecimento de realce foi a grande resistência deste povo, contra a penetração colonial portuguesa. Os povos lunda-quiocos herdaram fabulosa riqueza etnográfica e a sua escola esculturica é das mais notáveis de toda a África.
Estes povos construíram uma civilização ara além das fronteiras de Angola, conhecidos internacionalmente por Tchokwe.

Para além do rio Lalua. viviam várias comunidades de um povo vindo do nordeste – os bungos – subordinados a chefes, que, não obstante independentes, ouviam e respeitavam o mais velho chamado lala Mácu, estando assim em embrião a formação de um novo estado, o da Lunda ou Runda.Este velho laia foi agredido, um dia, por dois dos seus filhos Quingúri e lala – quando embriagados e dessa agressão sobreveio-lhe a morte. Antes de morrer, porém, indicou sua filha Lueji como sucessora e pediu aos outros chefes que a amparassem e aconselhassem, visto ser ela ainda nova e inexperiente, evitando que os irmãos se apoderassem do lucano (bracelete insígnia usada pelo chefe.

Precisava Lueji de escolher um homem para pai dos seus filhos, mas não o encontrava do seu agrado, até que nas suas terras apareceu um caçador de nome llunga, filho de Mutumbu, potentado da Luba, que foi o escolhido e o progenitor de Noeji, o primeiro Muatíânvua.
As divisões no novo estado cedo começariam com Quinguri que não querendo sujeitar-se à autoridade da irmã e do estrangeiro a quem ela se unira, deliberou com alguns parentes mais afeiçoados abandonar as suas terras e ir organizar, longe dali, um novo e forte estado, cujas forças pudessem mais tarde vencer as do Muatiânvua.

Tem uma área de 77 636 km² e sua população aproximada é de 524 000 habitantes. É constituída pelos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo. Saurimo era a antiga capital da província do Lunda, mas com a divisão da mesma em duas (Lunda Sul e Lunda Norte), ela permaneceu como capital de Lunda Sul no ano de 1978. O clima é tropical húmido e a temperatura média anual está entre 21ºC e 23ºC.


A exuberância das florestas e a existência de animais são convites aos safáris fotográficos e à observação de pássaros.


Localizada no município de Muconda, exibe uma bela queda d’água.
***


Em meio à paisagem, a tranquilidade.
***
Bela paisagem e garantia de relax.
***
Localizadas no município de Muconda.
***
Ideal para relaxar, próximo à bela paisagem.
***
Situada na sede, Saurimo, possui equipamentos turísticos e uma bela paisagem.
***
Monumento religioso erigido em 1930, em Saurimo.
***
Construída para alojar os escritórios da empresa de diamantes de Angola.
***
Sítios históricos onde foram registadas batalhas contra o colonialismo, de grande beleza natural por suas quedas d’água.
***
Infra-estructuras situadas a 10 km de Saurimo, na rota para Catoca.
***

Sem comentários:

Enviar um comentário