No ano de 1870, era uma grande aventura afastar-se muito além da margem, ou para além dos horizontes do por do sol, na eminência do desaparecimento, ou mesmo perdiam a cabeça pelos autóctones da região.
Em 1870 os portugueses começaram com as novas tentativas esporádicas de penetração com o objectivo de castigar e submeter os autóctones.
Estas campanhas levantaram rebeliões de carácter regional, este mostravam a insatisfação, a constante vontade de empurrar os portugueses de volta as sua terra.
Um ano mais tarde (1871) os libertos refugiaram – se na Ilha de Sanga situado no rio Keve, que dista á 50 km de Novo Redondo, onde vivia uma “Singular República” até 1893. República esta que estava sobre a tutela do Soba Nhaty, este serviços eram feitos pelos antigos descendentes das crueldades que eram feitas, pelos portugueses. Foram feitas fortes expedições portuguesa para o domínio da Ilha.
Praias, cachoeiras, inscrições rupestres, rios, grutas, fortificações e outros monumentos históricos, para além de uma rica cultura, fazem do Kwanza-Sul um significativo destino turístico de Angola.
Destaque também para o artesanato em cerâmica, sisal, marfim, madeira e chifres de animais, encontrado no Sumbe, na Kibala e em Porto Amboim. O Kwanza-Sul tem encantos marcantes. A costa tem boas e belas praias e a zona das cachoeiras oferece cascatas de grande beleza. Merecem destaque, entre os atractivos naturais: Cachoeira da Binga, Praia do Kicombo, Grutas do Kicombo, Praias dos Namorados, baías do Sumbe e das Salinas, Foz do Rio Keve, Baía de Porto-Amboim, Grutas da Janta, Tocota (águas termais da Conda) e Morro Cruzeiro (Gabela). A fortaleza do Sumbe, o Fortim de Kicombo e as pedras com inscrições rupestres de Ndalambiri, que datam do Neolítico, constituem referências culturais de grande valia, além da preciosidade e diversificação em instrumentos de dança e caça.
O Kwanza-Sul possui um clima tropical, seco no litoral e húmido no interior. Com relevo variando entre montanhas e planaltos, oferece várias opções para o ecoturismo.
Na capital Sumbe e em Porto Amboim a sugestão é desfrutar dessas praias, onde há bares, restaurantes e hotéis, emoldurados pelo belo cenário do mar. |
Situadas no município da Kibala, a 170 quilómetros da cidade do Sumbe, com acesso por via terrestre. |
Fica 15 quilómetros a sul da cidade do Sumbe. Permite pesca desportiva e vela desportiva. Acesso via terrestre. |
Situada 45 quilómetros a nordeste da cidade do Sumbe, no município do Conda. Oferece condições para banho, mergulho e canoagem desportiva ao longo do rio. Acesso via terrestre. |
Grutas da Janta Fica quatro quilómetros a sudeste do Sumbe, por via terrestre. Possui uma das mais belas formações de estalactites e estalagmites existentes no mundo. |
Sem comentários:
Enviar um comentário