O Bengo entra para a história contemporânea de Angola, como região onde nasceu o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto e outros destacados nacionalistas que lutaram pela independência do país.
Com uma área de 41000 km² e mais de 460 mil habitantes, a provincia do Bengo fica localizada a norte do País na faixa litoral e é constituída por 8 Municípios:
Dembos Kibaxe (ou Quibaxe), Ambriz, Bula Atumba, Dande, Dembos, Icolo e Bengo, Kissama, Nambuangongo, Pango Aluquém, onde fica a Capital, Caxito.
Província que contorna a capital de Luanda, encontra-se com o oceano a oeste, as províncias do Zaire e do Uíge a norte, do Kwanza Norte a leste e do Kwanza Sul a sul. A sua capital, Caxito, situa-se 55km a norte da cidade de Luanda. Vários rios atravessam a província, destacando-se o rio Kwanza, o mais importante do país. Em épocas chovosas as margens dos rios ficam submersas.
Aí poderá encontrar uma grande variedade de aves aquáticas (flamingos, pelicanos, garças, patos, entre outros). A fauna do Bengo é rica e variada contando com animais como pacaças, javalis, elefantes, macacos, assim como aves exóticas.
Beneficiando de uma costa favorável, a pesca do Bengo é praticada na Barra do Dande e no Ambriz do lado norte com grandes capturas de lagosta e camarão, e no Cabo Ledo a sul com uma diversificada gama de pescado. Nas praias da região o aparecimento da tartaruga marinha continua frequente.
Na zona sul do Bengo se situa o famoso Parque Nacional da Quissama, com 9.600km considerado área prioritária de desenvolvimento turístico nacional são muito conhecidos os monumentos históricos desta província localizados no município de Muxima, onde a Fortaleza e Igreja do mesmo nome edificações do tempo das conquistas portuguesas por estas terras são por tal os marcos desse passado dos povos desta região.
O clima é tropical seco, com uma temperatura média de 26ºC. Clima, essencialmente influenciado pelo oceano, tem a floresta¬ savana como vegetação domnante. De e para o interior de Angola, o Bengo é passagem obrigatória, quer para Sul, quer para norte, como para o centro por estrada ou pelo mar.
O Turismo encontra sua maior expressão na existência de um Parque de dimensão Nacional, o da Kissama, a reserva especial do Mumbondo, a Coutada do Ambriz e extensas praias, sendo de destacar a da Pambala para além de outras áreas de interesse turístico. Província muito bem localizada, junto à capital e ao oceano, terá certamente um grande futuro como destino turístico.
A maior parte da população é de etnia Ambundu e a actividade económica principal da população é a agricultura e a pesca. A língua nacional mais falada na província é o Kimbundo.
Igreja de Nossa Senhora da Muxima Bastante conhecida, e de arquitectura simples foi construida no Séc.XVI. |
Fortaleza da Muxima Marca deixada durante a luta entre os Portugueses e Holandeses, foi construída no Séc. XVI e está situada no cimo de um monte atrás da Igreja de Nª Sra. da Mu |
Igreja de Nossa Senhora da Muxima Bastante conhecida, foi construída no Séc.XVI. de arquitectura simples. |
Fortaleza da Muxima |
Tem como tipos de vegetação a Floresta húmida de nevoeiros, floresta cafeeira secundarizada, mosaico de savana zambeziaca e outros, distribuídos por uma área de 100 Km². |
Sem comentários:
Enviar um comentário