No mesmo local onde hoje floresce a cidade do Kuito por volta de 1771 quando era governador-geral de Angola, D. Inocêncio de Sousa Coutinho, foi fundada no planalto do Bié uma povoação a que se deu o nome de Amarante.
Segundo a história, os portugueses começaram a interessar-se pelo Bié em 1772. tendo nomeado nesse ano seu primeiro Capitão-more Juíz da Província do Bié, Joaquim Rodrigues, o qual se instalou em Ekovongo, antiga Embala principal da Região.
Com cerca de 1.794.387 Habitantes em 9 municípios que compõem a província registando a sua máxima de 88 habitantes por km2 no Kuito e a mínima de 5 habitantes por Km2 em Nharéa.
Sendo o Andulo o município mais populoso, além do Kuito, e, Kunhinga (ex-Vouga) o menos povoado. Esta província ocupa uma superfície de 70.314 Km2 e apresenta um relevo planáltico, com uma altitude média superior a 1.000 m (superior a 1.500 m no quadrante SW), enquadrada em duas unidades de paisagem – o planalto Antigo e a do Alto Kwanza.
A sua população divide-se em quatro grupos étnicos principais de origem Bantu, estando os Kibalas ou Ngaias, oriundos dos Kimbundus em Calussinga, os Songas a norte, os Bailundos e Bienos, descendentes dos Mbundus, fixados os primeiros no Andulo e Nhârea e os segundos no Chinguar. Kunhinga, Katabola e Kamacupa.
Os Nganguelas. os Luimbis ou Luenas do Kwanza, estão fixados nas margens do rio Kwanza e os Ambuilas no Tchitembo, enquanto a faixa leste da Província de norte para sul é povoada por Kiokos. Esta paisagem é recortada por vários cursos de água importantes que definem as bacias hidrográficas do Kuanza, Kubango, Luanda, Kuemba, Kutato, Cuiva Kuquema, Ngumbo, Cuchi, Cunhiga, Kunje e Kune. A região tem um clima temperado húmido com isotérmicas anuais entre os 19° e os 21°, o que torna a zona especialmente apta para um florescente desenvolvimento agro-pecuário.
Tem duas épocas distintas e ausência do chamado “pequeno cacimbo que se verifica na maior parte das regiões de Angola. A época quente ou das chuvas observa-se entre Outubro e Abril com índices de precipitação de 1.000 a 1.400mm, com menor intensidade nos meses de Outubro, Janeiro e Fevereiro. O cacimbo estende-se de Maio a Setembro e a temperatura média do ar no mês mais frio, situa-se entre os 2° e os 10° e no mês mais quente varia entre os 18° e os 25° C.
A cobertura vegetal primitiva é bastante alterada nas zonas submetidas ao cultivo, e é constituída pelo complexo fito-geográfico “floresta aberta – mata de panda; Savana com arbustos, “com extensas manchas de comunidades herbáceas dos altiplanos (anharas de alto).
Reserva florestal do Umpulo De uma beleza inigualávél extensa em uma área enorme de 4.500 Km² está limitada pelos rios Cuine, Kwanza e Chimandianga. |
Jardim Pouca-vergonha Jardim situado no centro da cidade e que deve o seu nome a existência de uma estátua de uma mulher nua. |
viva
ResponderEliminar