terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Provincia de Cabinda

Diogo Cão foi o primeiro navegador europeu a chegar a Cabinda e a estabelecer contactos comerciais com os Ntotila (Rei) locais do reino do Congo, onde deixou uma inscrição e as armas de Portugal.
Recebido com pompa e circunstância pelo Ntotila de Mbanza Kongo que quis tornar-se cristão e manifestou o desejo de estabelecer relações comerciais com Portugal.
Portugal invocou por diversas vezes ao longo dos séculos o seu direito histórico à posse dos territórios de Cabinda, tendo expulsado e destruído, em 1723, o fortim de corsários ingleses com a ajuda do Rei de Ngoyo.

Em 1784, foi a vez dos franceses atacarem os portugueses da fortaleza de Santa Maria de Cabinda, mas em 1786 reconheceram oficialmente a soberania portuguesa sobre a costa de Cabinda.

É banhada pelo Oceano Atlântico e limitada a Norte e Nordeste pelas repúblicas do Congo Brazaville (Kouilou e Niari) e Democrática do Congo (Baixo Congo-Miombe) e a Sul e Sudeste pela República Democrática do Congo (Muanda/Baixo Congo).
A mascote da cultura local é Bakamas, um grupo residente no morro do Tchizo, na cidade de Cabinda, que apresenta uma dança tradicional. Cabinda tem 500 mil habitantes.
O “tchicumbi” é um ritual que simboliza a autorização ou a liberdade de uma jovem dar início ao namoro quando atinge os 15 anos, que obrigatoriamente deve passar por vários actos tradicionais.

Tem como áreas históricas e turísticas o monumento ao tratado de Simulambuco, na cidade de Cabinda, e de Chinfuca, na Vila de Lândana (Cacongo), que marcam a assinatura de protocolos e declarações da chegada dos portugueses e os reinos de Loango e Makongo.

Cabinda é um dos Estados mais ricos em águas doces do continente. O rio mais importante é Chiloango e outros rios encontram-se no Maiombe. Cabinda é situado sob o equador e possui um clima tropical com duas estações: a estação seca ( de Maio a Setembro) e a estação chuvosa; a temperatura é húmida e elevada ( de Setembro a Abril ). Todavia no exterior definem-se as tendençias seguintes; temperatura elevada e chuvas frequentes com carácter equatorial. O clima é tropical húmido, com precipitações anuais em torno de 800 mm. A temperatura média anual varia entre os 25 e os 30º Celsius.

(Igrejas em Cabinda)
Igreja de N. Sra. Rainha do Mundo, Igreja de São Tiago de Lândana, Igreja de Imaculada Conceição, entre outras.
290 mil hectares de floresta tropical, onde existem árvores com mais de 50 metros de altura. As principais qualidades de madeira existentes nesta floresta são o Pau-preto, o Ébano, o Sândalo Africano, o Pau Raro e o Pau-ferro. Também existe uma fauna diversificada com chimpanzés, gorilas, elefantes e aves raras.
Tem uma superfície de 650 km quadrados e é limitada a Norte com a fronteira da República Democrática do Congo e com os rios Luali e Inhuca.

Sem comentários:

Enviar um comentário