Recebido com pompa e circunstância pelo Ntotila de Mbanza Kongo que quis tornar-se cristão e manifestou o desejo de estabelecer relações comerciais com Portugal.
Portugal invocou por diversas vezes ao longo dos séculos o seu direito histórico à posse dos territórios de Cabinda, tendo expulsado e destruído, em 1723, o fortim de corsários ingleses com a ajuda do Rei de Ngoyo.
Em 1784, foi a vez dos franceses atacarem os portugueses da fortaleza de Santa Maria de Cabinda, mas em 1786 reconheceram oficialmente a soberania portuguesa sobre a costa de Cabinda.
É banhada pelo Oceano Atlântico e limitada a Norte e Nordeste pelas repúblicas do Congo Brazaville (Kouilou e Niari) e Democrática do Congo (Baixo Congo-Miombe) e a Sul e Sudeste pela República Democrática do Congo (Muanda/Baixo Congo).
A mascote da cultura local é Bakamas, um grupo residente no morro do Tchizo, na cidade de Cabinda, que apresenta uma dança tradicional. Cabinda tem 500 mil habitantes.
O “tchicumbi” é um ritual que simboliza a autorização ou a liberdade de uma jovem dar início ao namoro quando atinge os 15 anos, que obrigatoriamente deve passar por vários actos tradicionais.
Tem como áreas históricas e turísticas o monumento ao tratado de Simulambuco, na cidade de Cabinda, e de Chinfuca, na Vila de Lândana (Cacongo), que marcam a assinatura de protocolos e declarações da chegada dos portugueses e os reinos de Loango e Makongo.
Cabinda é um dos Estados mais ricos em águas doces do continente. O rio mais importante é Chiloango e outros rios encontram-se no Maiombe. Cabinda é situado sob o equador e possui um clima tropical com duas estações: a estação seca ( de Maio a Setembro) e a estação chuvosa; a temperatura é húmida e elevada ( de Setembro a Abril ). Todavia no exterior definem-se as tendençias seguintes; temperatura elevada e chuvas frequentes com carácter equatorial. O clima é tropical húmido, com precipitações anuais em torno de 800 mm. A temperatura média anual varia entre os 25 e os 30º Celsius.
(Igrejas em Cabinda) Igreja de N. Sra. Rainha do Mundo, Igreja de São Tiago de Lândana, Igreja de Imaculada Conceição, entre outras. |
Tem uma superfície de 650 km quadrados e é limitada a Norte com a fronteira da República Democrática do Congo e com os rios Luali e Inhuca. |
Sem comentários:
Enviar um comentário