Tem uma área de 24 110 km² e sua população aproximada é de 654 000 habitantes. Sua capital é N’dalatando. É constituída pelos municípios de Ambaca, Banga, Bolongongo, Cambambe, Cazengo, Golungo Alto, Gonguembo, Lucala, Quiculungo e Samba Caju.
A província é servida por várias estradas nacionais ligando-a num sentindo a Luanda, com ligação às Cidades do Dondo e Ndalatando e num outros às Cidades do Uíge, Lucala e uma outra via nacional que permite a comunicação com as cidades de Malange, Saurino e Luena.
Os dois eixos rodoviários que estabelecem a comunicação nas direcções Norte e Este confluem no troço rodoviário do Lucala. Estando em reabilitação algumas pontes e estradas que ligam os Municípios às comunas: Camabatela/Bindo/Luinga/Tango/Maua; Samba Cajú/Samba Lucala; Ndalatando/Golungo Alto/Gonguembo; Samba Cajú / Banga / Quilungo/Bolongongo.
Kwanza Norte, que terá sido batizada com o nome de Salazar, durante a época colonial, ficou marcada pela guerra, sobretudo depois das eleições de 1992, e pela passagem dos savimbistas pela região, tendo sofrido, por consequência, a pilhagem e a destruição dos edifícios públicos e dos bens da população local.
Com o estabelecimento da paz, em Angola, a província tem procurado não só atrair investimentos nacionais e internacionais, como também mostrar as potencialidade da região com o objetivo de recuperar e de relançar a economia da província. A província é conhecida principalmente pelas reservas florestais do Golungo Alto e do Caculama, na qual existem diversos tipos de vegetações locais e flores.
As Quedas do rio Muebemje e as nascentes de Santa Isabel e Sobranceiro (que estão localizados a 2km de N’dalatando) são outros locais indicados para a visitação turística. Província situada no norte de Angola, numa região composta de planaltos e florestas de clima tropical húmido, com temperatura média de 23 °C.
Esta praia fluvial, no município do Cambambe, atrai muitos visitantes, entre outras localizadas na vila do Dondo. Ideal para banho e relaxe. |
Quedas do rio MuebenjeCom uma altura de 110 metros, estão localizadas a 10 km do município de Cazengo. |
Forte de MassanganoConstruída em 1583, por ordem de Paulo Dias Novais, para registar a vitória dos portugueses sobre o rei Kiluange, situa-se nas margens do rio Kwanza. |
N'Dalatando A antiga capital do Kwanza-Norte é uma cidade de arquitetura colonial, localizada no sopé do morro do Binda, a sete km da sede actual. |